Chico Rey e Paraná - Universo em Canção
Últimas Notícias :

Chico Rey e Paraná

Universo em Canção on sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016 | 22:39

Francisco Aparecido Gomes (Chico Rey) e José Cláudio Gomes (Paraná), nascidos em Arapongas e criados Ivaiporã, ambos municípios do interior do estado do Paraná, vieram de família sertaneja, filhos de agricultores e violeiros assíduos. Começaram a cantar quanto criança por influência do pai, que lhes ensinou os primeiros passos artísticos. Quando jovens, partiram para Brasília para prestar serviço militar. Cogitaram a possibilidade de o seguir como fonte de sobrevivência, mas a arte falou mais alto e a dupla se solidificou. Assumiram o dom para a música e decidiram seguir a carreira artística, optando pelas raízes do sertão de onde vieram. Deram baixa do Exército Brasileiro e começaram a difundir a música sertaneja nos grandes centros urbanos da região Centro-Oeste, participando de festivais e programas de rádio e televisão regionais. A batalha para o lançamento do primeiro LP começa e, quando alcançada, a dupla abrange grande repercussão regional.

A carreira deslancha com vigor nos anos 80, quando a dupla lança seu quinto LP, que carrega o grande
sucesso “Quem Será Seu Outro Amor”, que coloca Chico Rey & Paraná no prestígio nacional. A canção rendeu Disco de Ouro ao LP e foi a mais executada do ano em que foi lançada, ocupando o topo das paradas de sucesso. Na mesma década, participaram de programas como “Clube do Bolinha” da Rede Bandeirantes; “Nave da Fantasia” da Rede Manchete, apresentado por Angélica; “Sabadão Sertanejo” do SBT, apresentado por Gugu Liberato; “Show de Prêmios” do SBT, apresentado por Silvio Santos; “Musicamp” do SBT; “Viola, Minha Viola” da TV Cultura; “Mulheres Em Desfile” da TV Gazeta; “Domingão do Faustão” da Rede Globo; “Especial Sertanejo” da Rede Record, entre outros. Canções  como “Operário Vida-Viola”, “Amor Rebelde”, “Alma Transparante”, “Leão Domado”, “Tranca A Porta E Me Beija”, “Encanto E Magia”, “Canarinho Prisioneiro”, “Você Não Sabe Amar” surgiam tocando todo o Brasil, com o romantismo ímpar e a levada sertaneja única da dupla. Com sua produção e banda, Chico Rey & Paraná visita cada canto do país, levando a essência da música do homem que ama e envolvendo o público por meio de verdadeiros shows.

Com o sucesso nacional fortemente conquistado, Chico Rey & Paraná já realizaram turnê internacional. Levaram a música sertaneja para os Estados Unidos, fazendo shows em cidades como Atlanta, no estado da Geórgia; Boston, no estado de Massachusetts e Long Branch, no estado de Nova Jersey.

Gravaram mais de 20 Albuns, entre LPs, CDs e DVDs, contam com participações de artistas do ramo e amigos em seus trabalhos. Dentre eles: Leonardo, Zezé Di Carmado & Luciano, Ney & Nando, Teodoro & Sampaio, Marciano, Pedro Bento & Zé Da Estrada, Eduardo Costa, Cézar & Paulinho, Maida & Marcelo, Trio Alto Astral, Ronaldo Adriano, etc. Se apresentam em eventos como o Rodeio de Barretos, o Rodeio de Americana, o Rodeio de Uberlândia  a Exposição Agropecuária de Goiânia, a Expozebu – Uberaba, a Exposição Acrimat – Cuiabá, a Festa da Uva Vinhedo – SP e visitam palcos como Villa Country – SP, Credicard Hall – SP de forma consecutiva. O CD de Ouro mais recente de Chico Rey & Paraná consiste no CD que conta com regravações acústicas dos maiores sucessos dos irmãos paranaenses.



A carreira de José Cláudio e Francisco é, acima de tudo, apaixonante. A dupla que recobre o Brasil com canções de romances baseadas na realidade poética do interior caracterizou o público sertanejo da forma mais comovente possível. A música sertaneja hoje é completa e cheia de referências e ideais, com correntes e movimentos que arrastam o povo brasileiro para um bem comum. Chico Rey & Paraná faz parte da vertente mais generosa da música nacional. A dupla que soube fazer história e soube cravar seu espaço, não só no estilo que propaga, mas na originalidade brasileira, agora, é uma das mais influentes duplas que o país já pode conhecer.

Chico Rey faleceu em 26/02/2016 após uma complicação em uma sessão de hemodiálise.















Site: www.chicoreyeparana.com.br
Compartilhe Este Artista :

0 comentários:

Deixe seu comentário

Diga o que acha do trabalho desse artista

 
Suporte : Tenha Seu Site | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011 - 2016. Universo em Canção - Todos os Direitos Reservados
Site Desenvolvido Por Fonte de Agua Viva Marketing Digital Published by Mas Template