Pertence a uma família católica que desde a geração dos seus avós portugueses, vêm ajudando a construir a Igreja templo, a doméstica e a peregrina.
A Cruzada Eucarística fez parte de sua infância e através dela participava, nos meses de maio, das ladainhas de Nossa Senhora, quando teve o privilégio de coroar Maria Santíssima e colocar, pela primeira vez, sua voz a serviço de Deus. A partir daí, nunca mais parou de cantar louvores a Nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo opção pela música litúrgica pastoral.
Sua juventude foi compartilhada pelos movimentos religiosos: Parada Jovem, C.O.R. Jovem, Mariápolis-Focolares, Cursilho de Cristandade, Pastoral Penal, Ronda Fraterna, Encontro de Jovens-EJC e Encontro de Casais com Cristo-ECC. Neste último, acompanhando seus pais Ismael Sirieiro e Therezinha durante as palestras.
Estudou canto erudito no Conservatório de Música de Niterói/RJ. Participou também de cursos de canto pastoral ministrados por Waldeci Farias, Pe. Nei Brasil, Irmã Míria Kolling, entre outros.
Já casada e mãe do Gabriel e Ana Letícia, a convite do Movimento dos Focolares coordenou e cantou a celebração e a missa da Vigília Pela Paz da RIO-92, Conferência Mundial de Meio Ambiente, realizadas no Parque do Flamengo e celebrada por Dom Luciano Mendes.
Legionária de Maria, Ghislaine atualmente participa do grupo de Famílias Novas do Movimento dos Focolares, da equipe do ECC e do Apostolado da Oração da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora dos Salesianos em Santa Rosa, Niterói/RJ e das equipes de Nossa Senhora da região leste.
É formada em Direito e Educação Física, lecionando atualmente Ensino Religioso na rede pública estadual do Rio de Janeiro.
Carreira Musical
Ghislaine acalentava durante todos esses anos de vivência no ministério de música, o sonho de gravar um disco onde colocasse sua voz a serviço de Deus e Sua Igreja, evangelizando através da música. Esse sonho começou a tornar-se realidade a partir da sua participação no Curso de Evangelização da Comunidade Nova Aliança de Belo Horizonte/MG, quando conheceu as belas e harmoniosas canções do Antônio Carlos Santini. Nesta época, interpretava e admirava as composições de Dom Carlos Alberto Navarro, Arcebispo de Niterói. Para completar essa divina inspiração, encontrou-se com Pe. Ricardo Whyte, de quem recebeu uma composição inédita, feita sob medida, agradecendo o dom concedido por Deus.
Reunido o repertório, um toque especial foi dado pelos arranjos do músico Ricardo Pacheco, amigo inseparável de tantas jornadas que soube, como ninguém, concretizar o espírito cristão do disco CONVITE, lançado em dezembro de 1994 e que até os dias atuais é executado junto as Rádios da U.N.D.A. e comunidades católicas por todo o Brasil e no exterior.
Em maio de 1996, Ghislaine gravou com a COMEP-Paulinas a faixa “Famílias Do Brasil” no CD “AS CANÇÕES QUE A FÉ ESCREVEU” junto ao Pe. Zezinho scj. A faixa foi regravada no CD “Pe. Zezinho INTERNACIONAL”, lançado na visita do Papa João Paulo II para o Encontro Mundial das Famílias no Rio de Janeiro.
Durante o Encontro Mundial das Famílias, Ghislaine foi indicada pelo povo católico, através da Rádio Catedral FM 106.7 da Arquidiocese do Rio de Janeiro, para cantar no lugar da Fafá de Belém na festa testemunho no Maracanã, criando uma santa polêmica publicada nos grandes jornais e revistas de maior circulação do país.
Logo a seguir em julho de 1996, Ghislaine gravou com a Editora Cidade Nova o CD “CANÇÕES DA MARIÁPOLIS - O TESOURO”, uma missa com composições do Movimento Focolares e produção musical da Mater Dei Produções Artísticas.
No ano de 1997, Ghislaine e seu esposo Vicente participaram do Congresso de Aderentes do Movimento dos Focolares em Castelgandolfo na Itália, onde Ghislaine cantou para representantes da Europa e América Latina a música O TESOURO, faixa solo no CD “Canções da Mariápolis”.
Em julho de 1998, Ghislaine gravou com a Associação do Senhor Jesus-ASJ o CD triplo “ROSÁRIO CANTADO”, trabalho inédito no Brasil, com arranjos, direção e participação do maestro Rafael Righini da Rede Vida de Televisão.
Também em 1998, Ghislaine gravou independente o CD “PERTO DAS ESTRELAS” com repertório que incluiu o Pe. Zezinho scj., Antônio Carlos Santini, Dom Carlos Alberto Navarro, Gen Rosso, Júlio São Paio, Laurindo Polleto e uma composição da própria Ghislaine.
No ano de 2000, Ghislaine gravou com a COMEP–Paulinas o CD “O VENTO FALOU COMIGO”, um trabalho onde interpretou composições de sucesso do Pe. Zezinho scj., entre elas, as faixas “UTOPIA” e “SE A DOR ME VISITAR”. Esta última canção foi incluída no CD da CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2004 - Fraternidade e Pessoas Idosas, levando a sua voz a todos os cantos do nosso imenso Brasil.
Em 2002, Ghislaine lançou independente o CD “CANÇÃO PARA NINAR JESUS”, uma coletânea de acalantos em oração com qualidades terapêuticas reconhecidas por renomados especialistas de fonoaudiologia. Contendo clássicos consagrados e composições de sua autoria e de Antônio Carlos Santini, o CD foi batizado pelo Pe. Zezinho scj. como a PASTORAL DO VENTRE MATERNO, um trabalho inovador e único na música católica.
Ghislaine é âncora, todas as sextas-feiras, de 11:00 às 11:40 horas, do Programa VOX DEI da Rádio Catedral FM 106.7 da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
No Family Fest 2005, evento mundial do Movimento dos Focolares, no Ibirapuera em São Paulo,transmitido ao vivo, para os cinco continentes, Ghislaine participou com a canção “FAMÍLIAS DO BRASIL”.
Os internautas católicos podem conhecer seu trabalho pelo site www.ghislainecantini.com.br e conversar com Ghislaine pelo e-mail ghislainecantini@bol.com.br
Telefax de contato: (21) 2616-6277
Site Oficial: www.ghislainecantini.com.br
0 comentários:
Deixe seu comentário
Diga o que acha do trabalho desse artista