Nascido no interior de São Paulo, seus pais eram Sérgio Abib, de ascendência libanesa, e Josefa Pacheco.
Aos sete anos de idade, iniciou o curso de primeiro grau no Colégio Padre Moye, dirigido pelas Irmãs da providência de Gap. Aos doze anos passou a estudar no Liceu Coração de Jesus e trabalhar nas oficinas de artes gráficas - setor de encadernação. Aos treze anos foi transferido para o Ginásio São Manuel, de Lavrinhas (SP), com o objetivo de integrar-se no seminário salesiano, de onde, mais tarde, partiu para Pindamonhangaba (SP), para fazer o segundo grau, no Instituto do Coração Eucarístico, e em seguida para Lorena (SP), para estudar Filosofia, no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia.
Terminada esta etapa, cursou teologia em São Paulo no Instituto Teológico Salesiano Pio XI do Alto da Lapa, e foi ordenado sacerdote pela ordem Salesiana em 1964, tendo escolhido o seguinte lema: "Feito tudo para todos". Recém ordenado padre começou, em São Paulo, a trabalhar com os jovens dando aulas na Faculdade de Ciências e Letras de Lorena/SP e promovendo encontros e retiros, principalmente na região do Vale da Paraíba, São Paulo. Em 1971, Jonas Abib teve uma experiência de oração num retiro promovido pela Renovação Carismática, marcando sua vida e ministério, tendo se tornado, desde o inicio, uma das principais lideranças desse movimento eclesial. Sua vida também é marcada pela música. É compositor de várias músicas e também é cantor católico, sendo um dos pioneiros da música católica popular do Brasil
Canção Nova
Em 1978, Jonas Abib, junto com um pequeno grupo de jovens, fundou a Comunidade Canção Nova, que tem a missão de espalhar a doutrina católica pelos meios de comunicação social.
Em 1980, a Canção Nova passou a atuar nos meios de comunicação com a Rádio Canção Nova, no município de Cachoeira Paulista, atuando na antiga frequência da Rádio Bandeirantes, hoje com potência que abrange todo o Brasil.
A partir de 1989, a Comunidade Canção Nova começou a atuar com uma retransmissora de TV, a Canção Nova pela TVE do Rio de Janeiro.
No ano de 2002, Jonas Abib celebrou os 25 anos da Canção Nova. Também em 2002, Jonas encontrou-se com o Papa João Paulo II.
Em 2004, juntamente a Comunidade Canção Nova, inaugurou o Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, um local para mais de 80 mil pessoas.
Jonas Abib é presidente da Fundação João Paulo II e membro do Conselho da Renovação Carismática Católica do Brasil, além de outras funções.
A Comunidade Canção Nova, assim como diversas Novas Comunidades surgidas nos últimos 30 anos no Brasil (ex.: Comunidade Católica Shalom,[www.docemaededeus.org Comunidade Doce Mãe de Deus] Comunidade Catolica Recado, Novas Comunidades no Brasil), é uma Associação Privada de Fiéis, de origem geralmente mista, i.e., homens, mulheres e/ou relgiosos.
No ano de 2008, a Comunidade Canção Nova recebeu o Reconhecimento Pontifício da Igreja, que atesta que ela é, a partir de então, uma Associação Internacional de Fiéis.
Título de Monsenhor
No ano de 2007, Jonas Abib recebeu o título de monsenhor. O Papa Bento XVI concedeu ao sacerdote o título que é dado a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e aos fiéis em suas dioceses. O pedido oficial foi feito pelo Bispo da Diocese de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos.
Discografia
- Participações em discos da COMEP
- 1976 - Canções para Orar no Espírito 2
- 1976 - Canções Latino Americanas para Orar no Espírito
- 1977 - Ele Vive
- Carreira Solo
- 1977 - O Amor Vencerá (Gravadora COMEP)
- 1984 - Anuncia-Me
- 1985 - Quem Dera...
- 1986 - Vem Louvar
- 1987 - Vem Louvar II - Tu És a Vida
- 1988 - Vem Louvar III - Queremos Deus
- 1988 - Vem Louvar IV - 10 Anos de Canção Nova
- 1989 - Vem Louvar V - Entregue Seu Caminho a Deus
- 1991 - Anuncia-Me 91
- 1992 - Canção Nova: Volume 1
- 1993 - Canção Nova: Volume 2
- 1994 - Rio de Água Viva
- 1995 - Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor
- 1997 - Como É Linda a Nossa Família
- 2002 - Não Dá Mais Pra Voltar [Regravações]
- 2004 - Só Pra Você [Ao Vivo]
- 2008 - Como É Linda a Nossa Família (ao vivo): [Ao Vivo] [CD e DVD]
- Coletâneas
- 1991 - Collection: As 20 + [Compilação]
- 1995 - 20 Sucessos [Compilação]
- 1998 - O Vento Sopra Onde Quer [Compilação]
- 2000 - Maria, Mãe da Canção Nova [Compilação]
Fonte: Wikipedia
0 comentários:
Deixe seu comentário
Diga o que acha do trabalho desse artista