A dupla possui entre seus sucessos músicas como: "Atitude", "Culpados", "Casal 100%", "Delícia de mulher", "Separação", "Enquanto o vento soprava", "Eu não contava com isso", "Separação", "Você só me faz feliz", "Deixa a chuva derramar", "Não acredito", "Capim mexeu pau na preá", "Comendo poeira", "Me Deixe Só " em 2004 "Me deixe só" foi uma das músicas mais executadas nas principais paradas brasileiras além de regravações como "Do fundo do meu coração" (Roberto Carlos - Compositores: Carlos/Erasmo Carlos), "Folha seca" (José Fortuna), "Não Olhe assim" (Leandro & Leonardo - Compositor: Cesar Augusto / Cesar Rossini / Piska) no Cd "Tributo a Leandro" em Homenagem ao cantor "Leandro" falecido em 1998 devido a uma doença, "Se ainda existe amor" (Balthazar) ,"Canção de um amor distante" (Milionário & José Rico - Composição: Eulogio Cardozo/De Los Rios Altinier - Versão: Dino Franco) e "Ternura" (Vanderléa - Somehow it got to be tomorrow (Today) - Estelle Levitt/Kenny Karren - Versão: Rossini Pinto).
Era início dos anos 80, provavelmente em 1982 que começaram as gravações da dupla. Inicialmente chamada Amanhecer e Alvorada, eles se conheceram na cidade de Itambaracá, no norte do Paraná, num campo de futebol trabalhando num carro de propaganda. Adalberto (Amanhecer - Adalberto Rivelino Tostes) é filho de João Santana, componente da ancestral dupla sertaneja João Santana e Santiago, e ingressou na carreira musical devido à influência e a musicalidade do pai, que atuava na música, e dos principais artistas que contribuíram para a explosão da música sertaneja na época, além de artistas de outros segmentos, prevalecendo sempre o romantismo. Já Adriano (Amanhecer - Clairton Antonio Dos Santos), que na infância ajudava o pai nas lavouras de algodão, é mais um caso de um lavrador que acredita na música como forma de ascensão social e melhoria de qualidade de vida.
LP da dupla com nome de Amanhecer e Alvorada |
Na batalha Amanhecer e Alvorada lançava o seu novo disco, trazia como carro chefe a melodia "Garoa" (Composição: Amanhecer/Isaias Gomes) um apresentador de programas sertanejos, na época na cidade de Assis/SP por sinal um ótimo apresentador, que juntamente com as duplas carregava a bandeira do sertanejo.
Em 1991 o disco de trabalho da dupla Amanhecer e Alvorada tinha como título "Animal Ferido", talvez um disco sem muita expressão e pouca divulgação, mesmo assim continuavam firmes pois a música sertaneja passava por transformações e lançavam grandes duplas sertanejas que iriam predominar até nos dias de hoje.
Em 1992 começa uma nova fase nas vidas dos sertanejos "Amanhecer e Alvorada" que passam a se chamar "Adalberto e Adriano" nome dado pelo amigo "Orocildo Mazi" neste ano lançam um novo disco que traz um dos grandes sucessos da dupla "Separação", mais do que isso passam a receber o reconhecimento do grande público sertanejo. Este lançamento pode se dizer que um foi um divisor de águas na vidas dos dois meninos "Adalberto & Adriano - Vol. 01" (Amanhecer e Alvorada - Vol. 06).
Já em 1994 o nome "Amanhecer e Alvorada" já haviam acabado em definitivo, a marca Adalberto e Adriano já ocupava seu espaço na música sertaneja. A formação original como tudo indica foi até 2006 com a gravação do CD "Totalmente Acústico" quando houve a separação da dupla falando em "Separação" em 2006 eles decidem cada um buscar seus ideais e como a arte esta sempre em evolução um ano depois Adriano apresenta seu novo parceiro formando dupla com seu irmão Augusto que compartilha da mesma simplicidade e carisma gravando um CD intitulado "Anjos Caídos" comprometido com a carreira que retoma neste trabalho, recebe uma produção cuidadosa com a presença de grandes compositores como: Elias Muniz, Paulo Debétio, Ronaldo Adriano e outros.
Já Adalberto deu sequência na dupla Adalberto & Adriano formando nova parceria com seu irmão o novo Adriano e no ano de 2007 lançam um novo trabalho intitulado "Eu Gosto" incluindo o sucesso Separação.
Ao longo dos 15 anos de carreira , foram gravados 13 álbuns somando Adalberto e Adriano e Amanhecer e Alvorada. Adriano hoje tenta carreira solo. O mais importante é que a dupla "Adalberto e Adriano", foram artistas com uma personalidade e interpretação inconfundível, dividiram uma carreira sólida e foram criadores de vários sucessos como: "Atitude" ,"Culpados" ,"Eu não contava com isso", "Você só me faz feliz" ,"Deixa a chuva derramar", "Não acredito", "Capim mexeu pau na preá" ,"Comendo poeira", "Me Deixe Só ", "Separação" e outros sendo que esta última recebeu uma nova releitura por "Eduardo Costa" com a participação de "Leonardo" (Leandro & Leonardo) a dupla "João Pedro & Cristiano" ex- "Clube da Viola" também fizeram a regravação da música "Culpados" (Adalberto) com a prticipação do cantor "Leonardo" no CD "Amor Verdadeiro" de 2009.
Em 2005, tiveram a sua música "Impossível te esquecer" gravada pela dupla "Edson e Hudson" no CD "O melhor de E&H", lançado pela Deckdisc. "Adalberto & Adriano" confirmaram seus sucessos em vários programas de televisão, tais como, "Jô Soares", "Raul Gil", entre outros e suas presenças solicitadas nos principais programas como "Rincão Sertanejo", "Eliane Camargo" (Canal do Boi), "Raízes do Campo" (Chitãozinho e Xororó) da Rede Record e "Terra Sertaneja" (Sérgio Reis) da TV Bandeirante.
Seus sucessos foram inclusos em dezenas de coletâneas dentre elas "Projeto Bailão de Peão" (Marcos Brasil) com mais de um milhão de CDs vendidos, "Tributo a Leandro" , "Amigos para sempre" entre outras.
Fonte: Wikipédia
0 comentários:
Deixe seu comentário
Diga o que acha do trabalho desse artista